Outubro Rosa & Novembro Azul na EEEP Paulo VI


Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes à doença no mês de outubro e, com a aprovação do Congresso Americano, se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.
No Brasil, o movimento vem sendo adotado desde 2002. A ideia é chamar atenção, diretamente, para a realidade atual da doença e a importância do diagnóstico precoce. A campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa.
O câncer de mama é primeira causa de mortes frequentes por câncer em mulheres e a quinta causa de morte por câncer em dados gerais, segundo Organização Mundial da Saúde. Esse tipo de câncer é uma doença causada pela multiplicação anormal das células da mama, que forma um tumor maligno. Quando descoberto no início, o câncer de mama tem cura. É o câncer mais temido pelas mulheres, pois além da alta frequência da doença, os efeitos psicológicos em relação à sexualidade e à imagem pessoal também são pontos que afetam.
Em 2013, estimaram-se para o Brasil 52.680 casos novos da doença, com uma projeção de risco de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Em quatro das cinco regiões brasileiras, o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres, sem considerar os tumores de pele (não melanoma): Sudeste (69/100 mil), Sul (65/100 mil), Centro-Oeste (48/100 mil) e Nordeste (32/100 mil). Na Região Norte, é o segundo tumor mais incidente (19/100 mil), ficando atrás do câncer do colo do útero (23/100 mil).

NOVEMBRO AZUL
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O mês foi escolhido, pois o DIA 17 de novembro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens. As taxas da manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos.
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.



Evento da EEEP Paulo VI

As turmas de Enfermagem I e II sob a coordenação da Profª. Técnica, Rita Lobão, estão realizando atividades de conscientização e esclarecimentos sobre a prevenção do Câncer de Mama (Outubro Rosa) e Câncer de Próstata (Novembro Azul). As atividades tiveram início no mês de Outubro e se estenderão até o final de Novembro. A maioria
dos alunos adquiriu a camiseta que a equipe organizadora elaborou, chamando ainda mais a atenção para o movimento.
Nesta sexta-feira (10/10), aconteceu o segundo ato da campanha na escola, com a participação de Enfermagem I, II e III e Hospedagem I. As turmas promoveram oficinas de Câncer de Mama, com palestras e debates. Entres os assuntos abordados, destacam-se a indicação do autoexame e o esclarecimento sobre os sinais do câncer de mama.
Foi uma manhã bem informativa com atividades interativas e debates sobre o tema.






 O Álbum completo na página da escola no Facebook!

Postagens mais visitadas deste blog

JUBILEU DE OURO DA ESCOLA PAULO VI

DIA DO DIRETOR ESCOLAR

Sarau Cultural 2015